Toronto

Por Aline Costa 

  • Destino: Toronto
  • País: Canadá
  • Ano de Fundação: 1754
  • Moeda: Dólar Canadense
  • Idioma Oficial: Inglês e Frances
  • Religião Predominante: Católica
  • Regime de Governo: Parlamentarista
  • Feriados Oficiais:
    01º de Janeiro – Ano Novo
    10º de Abril – Sexta – Feira Santa
    12º de Abril – Páscoa
    18° de Maio – Victoria day
    01° de Julho – Dia do Canadá
    01° de Agosto – Cívico
    07º de Setembro – Dia do Trabalhador
    11º de Novembro – Remembrance Day
    25º de Dezembro – Natal
  • Número de Habitantes: 6,1 milhões
  • Clima:
    Verão: 26° C
    Inverno: -06
  • Número de Aeroportos: 02
  • Principais Aeroportos: Toronto City Centre (YTO) e Toronto Pearson Internacional (YYZ) 
  • Principais Cias que voam para o Destino: Air Canadá (AC),Delta (DL),Tam (JJ), American (AA), Continental (CO), Aeroméxico (AM), Tap (TP),United (UA), British Airways (BA), Lufthansa (LH) ,Copa (CM), Klm (KL)
  • Principais Pontos Turísticos: 

Toronto City Hall
CN Tower
Casa Loma 
Union Station
Museu Real de Toronto
Galeria de Arte de Toronto
  Compania de Ópera Canadense
High Park
Sunnybrook Park
Queen’s Park

  • Informações Gerais: Toronto é a maior cidade do Canadá, e a capital da província de Ontário. Situa-se na margem norte do Lago Ontário. Toronto é considerada uma das cidades mais dinâmicas da América do Norte, atraindo milhares de imigrantes anualmente, desde a década de 1850. Seus habitantes são chamados de torontonianos (Torontonians, em inglês).
  • História: Anteriormente à chegada dos primeiros exploradores europeus, diversas tribos nativo americanas viviam na região onde atualmente localiza-se a cidade de Toronto. Tais tribos em geral eram parte das famílias nativo americanas dos algonquinos ou dos iroqueses, com exceção dos Mississaugas (parte da família nativo americana dos chippewa). Os primeiros exploradores europeus chegaram na região em torno de 1640, em expedições francesas partindo de Quebec, rumo aos Grandes Lagos. Tais expedições foram feitas por ordem de Samuel de Champlain. A região de Toronto passou então a fazer parte da colônia francesa de Nova França. Porém, a colonização européia em todo o Canadá central, incluindo a região onde Toronto atualmente está localizada, foi quase inexistente até 1784, até então, o número de colonos europeus vivendo em toda a área que atualmente é a província de Ontário era de aproximadamente 400 habitantes.
    Em 1750, os franceses construíram um posto comercial próximo à foz do Rio Humber, e um forte próximo ao Rio Don. Este forte chamava-se Fort Rouillé. Em 1759, os franceses queimaram o forte para impedir que forças britânicas avançando na região tomassem o controle dele e abandonaram a região.
    Em 1763, toda a Nova França passou ao domínio britânico, ao final da Guerra Franco-Indígena, sob os termos do Tratado de Paris.
    Após 1783, quando a Guerra da Independência dos Estados Unidos da América – grandes números de colonos americanos leais à Coroa britânica abandonaram o recém-criado Estados Unidos da América.
    Em 1788, os britânicos compraram mais de mil quilômetros quadrados de terra dos nativos americanos mississaugas, que constitui atualmente Toronto e alguns de seus subúrbios, para abrigar estes colonos. Os britânicos construíram uma vila, nas atuais Ilhas Toronto, e ali construíram um forte. Tanto o forte quanto a vila foram nomeados como York. As Ilhas Toronto são uma cadeia de pequenas ilhas que levam a um pântano (atualmente não-existente, tendo sido drenado) a oeste da cadeia, e a uma abertuda à leste do arquipélago, formando uma baía que protegia naturalmente a recém-criada vila, que era protegido pelo Fort York, localizado aproximadamente no centro geográfico das ilhas. A vila propriamente dita ficava do outro lado do arquipélago, próximo à atual Parliament Street.
    Toronto cresceu rapidamente nas décadas finais do século XIX. Sua população cresceu de 30 mil habitantes em 1851 para 56 mil habitantes em 1871 e 181 mil habitantes em 1891. Nesta época, foram instaladas um sistema extensivo de bondes ao longo da cidade, muito deste sistema ainda está em operação atualmente, além da construção de ferrovias, em especial, a Canadian Pacific Railway, que conectaram Toronto com outras cidades primárias do Canadá. Também foram construídas ferrovias radiais, trilhos que corriam ao longo de vias públicas primárias com ruas e avenidas. Uma destas ferrovias radiais estava instalado na Yonge Street, que conectou Toronto com o Lago Simcoe, e assim, permitia aos seus passageiros locomoção às praias do Lago Simcoe para recreação.
    O grande número de imigrantes fez com que a população de Toronto (limítes políticos atuais) superasse um milhão em 1951, dobrando em 1971. O fluxo de imigrantes também tornou a cidade cada vez mais multicultural: enquanto que britânicos (incluindo irlandeses) compunham mais de 90% da população da cidade em 1901, esta percentagem caiu para 80% em 1931 e para 70% em 1951.
    Ao longo da década de 1960 e de 1970, a cidade de Toronto superou em importância econômica a cidade quebequense de Montreal. Várias empresas anteriormente sediadas em Montreal mudaram-se para Toronto. Em 1968, a cidade realizou uma extensiva revitalização do litoral da cidade, permitindo o acesso do público às praias da cidade.
    Em 1971, um parque de diversões, o Ontario Place, foi construído, e em 1976, a Torre CN foi inaugurada. Com a construção da última que até setembro de 2007 era a estrutura mais alta do mundo, Toronto tornou-se um pólo turístico mundialmente conhecido, atraindo milhões de turistas anualmente.
    Desde a década de 1970, o número de europeus imigrando e instalando-se em Toronto passou a cair, e a crescente imigração de asiáticos, hispânicos e africanos passaram a fazer de Toronto uma cidade multicultural.
    Em 1981, o Eaton Centre, o shopping center mais famoso da cidade, foi inaugurado, e em 1989, o Rogers Centre, então com o nome de SkyDome, foi construído.
    Toronto foi candidata aos Jogos Olímpicos de Verão de 1996 e de 2008. Toronto ficou em terceiro lugar em 1996 atrás de Atenas e Atlanta, a escolhida para sede. E ficou em segundo lugar na votação do Comité Olímpico Internacional, tendo perdido para Pequim. Toronto era o candidato mais provável para sediar os jogos de 2012, tendo perdido principalmente em razão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, que ocorreriam também no Canadá, em Vancouver. Toronto cogitou candidatar-se para sediar Jogos Olímpicos de Verão de 2016, tendo o comitê olímpico canadense abandonado a ideia após Vancouver vencer a candidatura para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.
    Você Sabia ?
    Toronto vem da palavra hurão toran-ten, que significa “lugar de encontro”. Porém, outros acreditam que o termo em questão vem da palavra mohawk tkaronto, que significa “onde há árvores sobre a água”, em uma referência às águas do norte do atual Lago Simcoe, à época, os Mohawk chamavam este lago de “Lago Toronto”. Este litoral era conectado ao litoral do Lago Ontário por uma estrada que levava até ao Rio Humber e sua foz no Lago Ontário.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Destinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s