EL AL Airlines

Por Heleny Santos

  • Nome: El Al Airlines
  • Origem: Israel
  • Ano de Fundação: 1948
  • Número de Aeronaves: 47
  • Aeronaves:
    Boeing 737-700
    Boeing 737-800
    Boeing 737-900ER
    Boeing 747-400
    Boeing 757-200
    Boeing 767-200ER
    Boeing 767-300ER
    Boeing 777-200ER
  • Aliança: Nenhuma
  • Programa de Milhagem: Matmid
  • Número de Funcionários: Não há informação
  • Faturamento: US$ 42,5 milhões (2009)
  • Destinos Operados: 45
  • Classes de Serviço:
    Primeira
    Executiva
    Econômica
  • Hub: Aeroporto Internacional de Tel Aviv, Ben Gurion (TLV)
  • Site: www.elal.co.il
  • Histórico: A EL AL foi estabelecida em 1948 como a Companhia de Aviação nacional de Israel. Cresceu e se tornou uma empresa aérea internacional. O vôo de inauguração da El Al trouxe para o país o primeiro presidente Chaim Weizman, voltando para casa de Genebra.
    No início de junho de 2003 a empresa abriu o seu capital e as suas ações são registradas para negociações na Bolsa de Valores de Tel Aviv.
    A companhia de aviação deixa de ser uma empresa governamental em Junho 2004 – Depois de o público adquirir ações e exercer opções, a posse do Estado na empresa baixa para menos de 50% e a companhia de aviação deixa de ser uma empresa governamental, tornando-se uma empresa mista (da forma definida na Lei das Empresas Governamentais).
    O controle da companhia passa a ser propriedade privada. Depois do exercício de opções adicionais, em 23 de dezembro de 2004 a propriedade da Knafaim-Arkia Holdings Ltd. aumenta para 40% das ações emitidas pela companhia de aviação, e em 6 de janeiro de 2005, depois de uma decisão tomada numa assembleia dos acionistas, a pedido da Knafaim, a maior parte dos membros da diretoria é substituída. O resultado é que o controle da companhia de aviação é transferido para Knafaim.
    O novo Presidente Executivo, depois da resignação do presidente da El Al, Amos Shapira, em janeiro de 2005, em 10 de março de 2005 Haim Romano assume o posto de presidente executivo da El Al. Dois meses depois são feitas mudanças na estrutura organizacional da companhia de aviação.
    A El Al recebe dois novos aviões tipo Boeing 777-200 em Julho 2007, equipados com os assentos e os sistemas de entretenimento mais avançados, e também assinou contratos de aquisição e aluguel de aviões adicionais. No mês de Dezembro houve o acordo de codeshare assinado com a America Airlines, oferecendo aos passageiros a oportunidade de voos de conexão a mais de 20 destinos centrais nos EUA.
    Durante 2008 a companhia de aviação adquire outro avião Boeing 747-400, aluga dois aviões 737-800 e assina contratos para a aquisição de quatro novos aviões 777-200 da Boeing, inicia  o primeiro ano da operação da aérea entre São Paulo (GRU) e Tel Aviv (Israel), também a primeira rota da empresa entre o Oriente Médio e a América do Sul. Os vôos começaram em maio de 2009 e são operados com o Boeing 777 três vezes por semana.
  • Você Sabia?
    O tráfego entre Brasil e Israel, atualmente possui três vôos diretos e semanais e ganhará mais fôlego ainda este ano. O quarto vôo entre GRU e Tel Aviv já está nos planos da Cia. aérea e deverá começar ainda este ano.
    A El Al foi classificada pela IATA como uma das três companhias aéreas mais eficientes que existem.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Companhias Aéreas Internacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s