Ibéria

Por Heleny Santos

 

  • Nome: Ibéria
  • Origem: Espanha
  • Ano de Fundação: 1927
  • Número de Aeronaves: 183
  • Aeronaves:
    Airbus A319
    Airbus A320
    Airbus A321
    Airbus A330-200
    Airbus A340-300
    Airbus A340-600
    Aliança: One World
  • Programa de Milhagem: Ibéria Plus
  • Número de Funcionários: 20.670
  • Faturamento: € 4.2 bilhões (2009)
  • Destinos Operados: 122
  • Classes de Serviço:
    Executiva
    Econômica
  • Hubs: Aeroporto Internacional de Barajas (MAD)
  • Site: www.iberia.com
  • Histórico: A empresa de bandeira espanhola, também a primeira companhia área do país, foi fundada no dia 28 de junho de 1927 pelo empresário Horacio Echeberrieta, com ajuda da companhia alemã Lufthansa, e realizou seu vôo inaugural no mês de dezembro entre as cidades de Madrid e Barcelona, tendo como passageiro nada mais nada menos que o próprio Rei Alfonso XIII. No ano seguinte a jovem empresa aérea, então com uma frota de três aviões com capacidade para 10 passageiros cada, foi obrigada pelo Governo Espanhol a se fundir com a CETA e com a Unión Aérea Española, resultando em uma empresa batizada de CLASSA, que começou suas atividades em 1929 realizando vôos na rota Madri e Sevilha utilizando aeronaves do tipo Junkers. O primeiro vôo internacional realizado pela companhia aérea foi entre Madri e Biarritz. Nos primeiros anos da década de 30 a empresa aérea adotou o nome de Lineas Aéreas Postales Españolas. Até o final desta década, a companhia aérea expandiu suas linhas internacionais para destinos em Portugal, norte da África e França.
    Com o término da Guerra Civil Espanhola, passou por uma enorme reestruturação e foi completamente estatizada em 1944, adotando oficialmente o nome de Ibéria. No período de pós-guerra a empresa aproveitou a frota de aviões Douglas C-47 militares abandonados pelos norte-americanos, adaptando-os ao transporte de passageiros e utilizando-os paralelamente às aeronaves Junkers. Pouco depois, em 1945, comprou alguns outros aviões Douglas DC-4, que lhe permitiram recomeçar a fazer vôos internacionais, começando por Roma e Londres, e se tornou a primeira empresa aérea européia a ligar o continente Europeu à América do Sul, utilizando esses aviões que partiam de Madrid e terminavam seus vôos, depois de escalas em Villa Cisneros, Natal e Rio de Janeiro, na cidade de Buenos Aires na Argentina. Em 1946, a Ibéria contratou suas primeiras comissárias de bordo.
    No final da década de 80 criou duas subsidiárias regionais para vôos intra-insulares nas Ilhas Canárias (IBinter-Canárias) e nas Ilhas Baleares (IBinter-Mediterrâneo), além de implantar um sistema automático de reservas. Nesta época teve início uma enorme reformulação em suas frotas com a chegada de novos aviões como o AIRBUS 320, Airbus 340 e Boeing 757. Em 1991 a Ibéria foi pioneira na Europa ao lançar um programa internacional de fidelização de clientes, o Iberia Plus.
    No início do ano 2000 a empresa aérea espanhola foi privatizada devido ao início de crise financeira, que iria se agravar muito nos anos seguintes. Em 2006, criou a sua primeira companhia low-cost (baixa tarifa), a Clickair, oferecendo vôos principalmente a partir das cidades de Barcelona e Valencia, para vários destinos na Europa, incluindo Lisboa e Porto. Em 8 de abril de 2010, a Ibéria, que atravessava uma das piores crises de sua histórias, formalizou a fusão com a tradicional British Airways.
    Você Sabia?
    Para o Brasil, a Ibéria oferece a partir de Madri um vôo diário para São Paulo, seis vezes por semana para o Rio de Janeiro e uma vez por semana para Salvador.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Companhias Aéreas Internacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s