US Airways

Por Heleny Santos

 

  • Nome: US Airways
  • Origem: Estados Unidos
  • Ano de Fundação: 1939
  • Número de Aeronaves: 360
  • Aeronaves:
    Airbus A319
    Airbus A320-200
    Airbus A330-300
    Boeing 737-300
    Boeing 737-400
    Boeing 757-200
    Boeing 767-200
    Embraer 190
  • Aliança: Star Alliance
  • Programa de Milhagem: Dividend Miles
  • Número de Funcionários: 31.400
  • Faturamento: U$$ 10.4 bilhões (2009)
  • Destinos Operados: 206. Os Principais são: Miami (MIA), Boston (BOS), Salt Lake City (SLC), Las Vegas, (LAS), Denver (DEN), Nova Iorque (NYC), Orlando (MCO), Cancun (CUN), Cidade do México (MEX), Toronto (YYZ)
  • Classes de Serviço:
    Primeira
    Executiva
    Econômica
  • Hubs: Phoenix (PHX), Philadelphia (PHL) e Charlotte (CLT).
  • Site: www.usairways.com
  • Histórico: O início modesto do que seria uma das mais importantes companhias aéreas americanas começou em 1939 quando os irmãos Richard C. e Alexis Felix du Pont fundaram na cidade de Pittsburgh a All American Aviation, uma pequena empresa que fazia entrega de correio aéreo na Pensilvânia ocidental e no vale do Ohio. Em 1949 a companhia mudou a sua designação para All American Airways e passou a realizar o transporte de passageiros, ainda que em pequena escala, utilizando uma aeronave DC-3. Em 1953 mudou novamente o seu nome para Allegheny Airlines. A partir deste momento a empresa cresceu muito rapidamente, aumentando suas rotas e adicionando em sua frota no ano de 1966 o famoso avião McDonnell Douglas DC-9, aumentando assim sua capacidade de transporte. Pouco depois, em 1968, adquiriu a Lake Central Airlines, expandindo suas rotas para as cidades de Dayton, Columbus e Cincinnati, estado do Ohio; Indianápolis, Indiana; e St. Louis, Missouri.
    No início da década seguinte, em 1972, comprou a Mohawk Airlines, convertendo-se em uma das maiores companhias aéreas do noroeste dos Estados Unidos. A Allegheny Airlines voltou a mudar de nome em 1979 para USAir após a aprovação em congresso da lei de desregulamentação aérea, um ano antes. Isto permitiu que a companhia expandisse as suas operações para o sul do país em estados como Arizona, Texas, Colorado, Flórida, e pouco depois, Califórnia.
    No início dos anos 80, suas rotas para o noroeste do país passaram a ser operadas pela Ransome Airlines, entre outras pequenas companhias. Pouco depois, no dia 28 de novembro de 1984, a companhia aérea foi a primeira a incorporar em sua frota o novo Boeing 737, pois necessitava de um avião com maior capacidade para servir as suas rotas em grande crescimento na Flórida. Neste mesmo ano lançou no mercado seu programa de milhagem. Em 1987, a empresa experimentou um crescimento espectacular, depois de comprar a Pacific Southwest Airlines (PSA) e a Piedmont Airlines. Estas duas fusões tornaram o Aeroporto Internacional Baltimore-Washington e o Aeroporto Internacional Charlotte/Douglas os principais hubs da companhia aérea, tornando assim possível vôos para a costa Oeste e vôos transatlânticos para Londres.
    No início dos anos 90, a companhia aérea aumentou os seus serviços para a Europa, oferecendo vôos para Londres, Paris e Frankfurt. A empresa formou novas sociedades: comprou 40% da Trump Shuttle que passaria a operar com o nome de USAir Shuttle e aceitou fazer um acordo com a British Airways, do qual resultou o nascimento da maior aliança entre companhias aéreas.
    Somente no dia 27 de fevereiro de 1997, a USAir adotou oficialmente o nome US AIRWAYS. Rapidamente a empresa iniciou a modernização de sua frota com a aquisição de aviões mais modernos e eficientes, visando, em conjunto com a mudança de nome, elevar o perfil da companhia aérea no mercado global.
    Em setembro de 2005, a Us Airways realizou uma fusão com a America West Airlines, fundada em 1983, para se tornar a quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos. Combinando a sua notoriedade na Costa Leste e os pontos fortes da America West Airlines na Costa Oeste, a Us Airways, que manteve seu nome, mas mudou sua sede para o estado do Arizona, passou a ter uma rede de 10 transportadoras aéreas regionais, incluindo duas subsidiárias em propriedade exclusiva, a US Airways Express e a US Airways Shuttle (encerrou suas operações recentemente), ganhando assim eficiência e podendo oferecer a seus clientes muito mais opções.
  • Você Sabia?
    No dia 4 de maio de 2004 a Us Airways se tornou o décimo-quarto membro da maior aliança de companhias aéreas do mundo, a Star Alliance.
    A US Airways é a quinta maior companhia aérea doméstica dos EUA e atende mais de 230 comunidades dos EUA, Canadá, Europa, Caribe e América Latina.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Companhias Aéreas, Companhias Aéreas Internacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s