Korean Air

Por Heleny Santos 

  • Nome: Korean Air
  • Origem: Coréia do Sul
  • Ano de Fundação: 1962
  • Número de Aeronaves: 131
  • Aeronaves:
    Airbus A330-600
    Airbus A330-200
    Airbus A330-300
    Airbus A380
    Boeing 737-800
    Boeing 737-900
    Boeing 747-400
    Boeing 777-200ER
    Boeing 777-300
    Boeing 787
  • Aliança: Sky Team
  • Programa de Milhagem: Skypass
  • Número de Funcionários: 19.178
  • Faturamento: U$$  8 bilhões (2009)
  • Destinos Operados: 120. Os Principais são: Bangkok (BKK), Los Angeles (LAX), Sydney (SYD), Dubai (DXB), Honolulu (HNL), Mumbai (BOM), Auckland (AKL), Melbourne (MEL), Tel Aviv (TLV), Cairo (CAI).
  • Classes de Serviço:
    Primeira
    Executiva
    Econômica
  • Hub: Aeroporto Internacional de Seul, Incheon (ICN)
  • Site:  www.koreanair.com
  • Histórico: Tudo começou em 1948, quando a companhia aérea privada Korean National Airlines (KAN) foi fundada pelo primeiro piloto registrado no país, o comandante Yong Wook Shinn, depois que o governo coreano expediu autorização para as primeiras linhas domésticas, operadas com aeronaves do tipo Stinson. Com a chegada dos primeiros aviões Douglas DC-3 em 1950, a companhia aérea iniciou seus primeiros vôos internacionais para Tóquio (1952) e Hong Kong (1954). Em 1962, como resultado da fraca demanda e a incapacidade de concorrer com empresas estrangeiras, a companhia aérea privada foi a falência e o governo sul-coreano se viu obrigado a criar a Korean Air Lines. A nova empresa receberia ainda este ano os primeiros aviões Fokker 27. O primeiro jato só foi adicionado a sua frota em 1967, um Douglas DC-9-32, seguido pouco tempo depois por dois aviões Boeing 720 usados, comprados junto a companhia aérea Eastern Airlines. Nesta época, os vôos internacionais para Hong Kong, Taiwan e Seattle eram realizados em aviões Boeing 707. No dia 1 de março de 1969 a companhia aérea foi privatização e adquirida pelo grupo Hanjin.
    A Korean Air Lines seguiu os passos do país, e cresceu espetacularmente nas décadas seguintes, aumentando o número de rotas e adquirindo mais aviões.
    No restante da década a Korean Air inaugurou várias importantes rotas como Seul-Bahrain e Seul-Nagóia (1977), Seul-Amsterdã via Pólo Norte para transportes de carga (1978) e Seul-Los Angeles com vôos diretos (1979). No início da década seguinte inaugurou vôos diretos partindo de Seul com destino à Nova York; além de Cingapura e até Bagdá.
    Em 1984 a frota da empresa foi remanejada e seu nome mudou oficialmente para Korean Air. Na década de 90, a companhia aérea coreana se viu em sérias dificuldades financeiras, agravadas pela crise asiática que assolou os países da região na época. A companhia aérea coreana foi uma das fundadoras, juntamente com a Air France, Aeromexico e Delta Airlines da aliança global SkyTeam no dia 22 de junho de 2000.
    Em meados de 2008, a companhia aérea sul-coreana criou uma subsidiária, batizada de Jin Air, para operar vôos domésticos com tarifas baixas. Ainda nesse mesmo ano, a Korean Air Lines retornou a fazer a rota São Paulo – Los Angeles – Seul.
  • Você Sabia?
    A Korean Air é a única cia aérea a voar de São Paulo direto para Los Angeles. 
    A Korean Air é a maior empresa de aviação da Coreia do Sul. Uma das maiores companhias aéreas da Ásia, opera uma rede com conexões na Europa, África, Ásia, Austrália, América do Norte e América do Sul.
    A divisão cargueira da Korean Air é considerada uma das maiores do mundo, e, desde 2004, líder global neste segmento, transportando mais de 1.42 milhões de toneladas anualmente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Companhias Aéreas Internacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s