TAP Linhas Aéreas

 Por Lana Carla Budukievicz

 

  • Nome: Tap Linhas Aéreas Portugal
  • Origem: Portugal
  • Ano de Fundação: 1945
  • Número de Aeronaves: 57
  • Aeronaves:
    Airbus A321 (3 aeronaves)
    Airbus A320  (13 aeronaves)
    Airbus A319 (16 aeronaves)
    Airbus A340 (4  aeronaves)
    Airbus A330 (3  aeronaves)
    Fokker 100 (Frota Portugália)
    Embraer 145 Private (Frota Portugália)
    Beechcraft 1900D (Frota Portugália)
  • Aliança: Star Alliance
  • Programa de Milhagem: Victoria
  • Número de Funcionários: 13.000
  • Faturamento: €1.92 bilhões (2009)
  • Destinos Operados:  67. Principais são: Lisboa (LIS), Porto (OPO), Londres (LON), Paris (PAR), Barcelona (BCN), Milão (MIL).
  • Classes de Serviço:
    Primeira
    Executiva
    Econômica
  • Hubs:  Lisboa (LIS) e Porto (OPO).
  • Informações Gerais: A Tap, maior companhia aérea portuguesa, voa atualmente para 67 destinos em mais de 30 países da África, América do Norte e do Sul, região em que se destaca como a transportadora européia líder de operação para o Brasil, além dos vôos domésticos. A companhia aérea transporta mais de 8.4 milhões de pessoas por ano, operando um total de 74 aeronaves Airbus (incluindo aeronaves da Portugália) e mais de 1.800 vôos diários. A Tap tem aproximadamente 80% de pontualidade.
  • Site:  www.flytap.com
  • Histórico: Fundada no dia 14 de março de 1945 por um decreto assinado pelo Secretário da Aviação Civil (Humberto Delgado) como Transportes Aéreos Portugueses, que seria reconhecida simplesmente como Tap com o passar dos anos. Inicialmente a nova companhia aérea era uma divisão do Departamento de Aviação Civil do governo português e foi oficialmente fundada pelo próprio Humberto Delgado; o primeiro tenente aviador Joaquim Trindadde dos Santos; e os pilotos Luís Tedeschi Bettencourt e Benjamim Fernando Fonseca de Almeida. Somente no dia 19 de setembro de 1946 seus primeiros aviões, do tipo Douglas DC-3 e DC-4, foram colocados em operação, dando início assim a primeira rota comercial com vôos ligando as cidades de Lisboa e Madrid, e até o final do ano, em dezembro, também para as cidades moçambicanas Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo) na então chamada “Linha Imperial”. Este vôo era realizado com nada menos do que 12 escalas e 15 dias de duração (ida e volta). A primeira linha doméstica, entre Lisboa e Porto, foi inaugurada em 1947.
    No ano seguinte, a Tap passou a voar para Paris e Sevilha e no ano seguinte para Londres e Casablanca no Marrocos. De 1955 em diante a rota “Linha Imperial” passou a ser feita com aeronaves Contellation, dos quais a Tap operou um total de seis unidades, diminuindo assim o tempo de viagem. Em 1962 a Tap entrou na era do jato, com o recebimento do primeiro Caravelle, ainda que meses antes tenha realizado vôos com Comet 4B em cooperação com a BEA. Os Caravelle foram operados principalmente em rotas européias, especialmente para Genebra, Munique e Frankfurt, e, no ano seguinte, esses jatos passaram também a servir as rotas para África. Em 1964 a empresa transportaria seu milionésimo passageiro depois de 18 anos de sua fundação. No ano seguinte foi posto em operação o primeiro Boeing 707, utilizado em rotas para o continente africano, posteriormente estendida para Johannesburg, na África do Sul. Com este modelo a Tap iniciaria vôos com aeronaves a jato para o Brasil (Rio de Janeiro), em junho de 1966. Ainda nesse ano foi inaugurada a linha para Nova Iorque.
    A Tap celebrou seu 60º aniversário no dia 14 de março de 2005, data em que passou também a integrar a Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas. Em 2007, a Tap adquiriu a companhia aérea Portugália, considerada durante 5 anos consecutivos a melhor companhia aérea regional da Europa. Dois anos depois, iniciou vôos para as cidades de Moscou, Helsinki e Varsóvia.
  • Você Sabia?
     A Tap se destaca como a principal transportadora aérea a operar para o Brasil, atualmente com mais de 60 frequências semanais.
    Cada avião da Tap é batizado com o nome de uma grande e influente personalidade portuguesa, como por exemplo, Fernando Pessoa.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Companhias Aéreas Internacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s