Klm

Por Heleny Santos

  • Nome: KLM Royal Dutch Airlines
  • Origem: Holanda
  • Ano de Fundação: 1919
  • Número de Aeronaves: 201
  • Aeronaves:
    Airbus 330-200
    Boeing 737-300
    Boeing 737-400
    Boeing 737-700
    Boeing 737-800
    Boeing 737-900
    Boeing 747-400
    Boeing 777-200ER
    Boeing 777-300ER
    Embraer 190
    Fokker 70 e 100
    McDonnell Douglas MD11 
  • Aliança: Skyteam
  • Programa de Milhagem: Flying Blue
  • Número de Funcionários: 34.000
  • Faturamento: € 8 bilhões (estimado)
  • Destinos Operados: 250. Os Principais são: Dubai (DXB), Nova Iorque (NYC), Barcelona (BCN), Londres (LON), Tokyo (NRT)
  • Classes de Serviço:
    Primeira
    Executiva
    Econômica  Premium 
    Econômica
  • Hubs: Aeroporto Internacional de Amsterdã (Schipol)
  • Site:  www.klm.com
  • Histórico: A empresa aérea KLM (abreviação de Koninklijke Luchtvaart Maatschappij, em português Companhia Real de Aviação) foi fundada no dia 7 de outubro de 1919 por Albert Plesman, sendo atualmente a mais antiga do mundo operando sob o mesmo nome. A companhia aérea tem o epíteto de Koninklijke (“Real”) concedido pela rainha Guilhermina dos Países Baixos antes mesmo de ser constituída. Pioneira como operadora regular de um serviço de transporte de passageiros, realizou seu primeiro vôo de carreira no dia 17 de maio de 1920 ligando as cidades de Amesterdã, nos Países Baixos, à Londres, na Inglaterra, com um avião De Havilland DH-16 arrendado pilotado por Jerry Shaw. No primeiro ano de operações a companhia holandesa transportou 440 passageiros e 22 toneladas de cargas.
    Nesse primeiro ano a Klm transportou 345 passageiros e 25 mil quilos de correio e carga. Isso é muito diferente hoje. Em um único vôo de Boeing 747, Klm pode transportar mais de 400 passageiros e 20 mil quilos de carga. Além disso, para efeito de comparação, em 2007, a KlmM transportou 22 milhões de passageiros e 650 milhões de quilos de carga.
    Desde o início, a Klm abrir suas asas e cresceu rapidamente. Em 1924, o primeiro avião da Klm partiu para a Indonésia (que era uma colônia holandesa) e à sua capital, a Batávia – agora chamado de Jakarta. Ao contrário de agora, era uma viagem de aventura que levou semanas para ser concluído. Estes dias, a viagem leva cerca de 15 horas. A rota Amsterdã-Batávia passou a fazer parte do serviço regular Klm programado em 1929. Em 1934, a Klm atravessou o Oceano Atlântico pela primeira vez, para Curaçao. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, a Klm foi a primeira companhia aérea europeia a iniciar o serviço agendado através do oceano até Nova York.
    Em 1960, a Klm adquiriu seu primeiro avião a jato. Aviões com motores a jato não eram maiores do que os tipos anteriores de aeronaves com hélices, mas eles poderiam voar mais rápido, tornando os tempos de viagem reduzidos. Pela primeira vez, foi possível ir a qualquer lugar do mundo dentro de 24 horas. O primeiro Boeing 747 fez a sua aparição em 1971. Era chamado de “jumbo” porque era muito maior e poderia levar muito mais na forma de passageiros e carga do que qualquer coisa que tinha ido antes.
    Desde 1980 a cooperação entre as companhias aéreas tem sido um fato simples da vida. Ao trabalhar em conjunto com outras companhias aéreas, uma companhia aérea pode oferecer aos passageiros mais destinos para se viajar. Desde 1989, a Klm tem trabalhado em conjunto com as principais transportadoras EUA Northwest Airlines.
    Em 2004, deram um passo enorme pela fusão com a Air France. E, embora as duas empresas trabalhem muito de perto, a Klm ainda voa ao redor do mundo pelo seu nome próprio.
  • Você Sabia?
    Desde 1952 a Klm presenteia os passageiros da Primeira Classe com pequenas esculturas de porcelana azul Delft que reproduzem as antigas e típicas casas holandesas. A cada ano um novo modelo é lançado, e cada peça vem cheia do típico gim Bols Jonge Jenever. Todo ano, no dia 7 de outubro, quando a Klm comemora seu aniversário de fundação, uma nova casa é introduzida.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Companhias Aéreas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s