British Airways

Por Heleny Santos

  • Nome: British Airways
  • Origem: Inglaterra
  • Ano de Fundação: 1974
  • Número de Aeronaves: 354
  • Aeronaves:
    Boeing 747 (49 aeronaves)
    Boeing 777 (46 aeronaves)
    Boeing 767 (21 aeronaves)
    Boeing 737 -400 (19 aeronaves)
    Boeing 737 -500 (02 aeronaves)
    Boeing 747 -400 (57 aeronaves)
    Boeing 757 -200 (09 aeronaves)
    Boeing 767 -300ER (21 aeronaves)
    Boeing 777-200 (03 aeronaves)
    Boeing 777 -200ER (43 aeronaves)
    Boeing 777 -300ER (01 aeronaves)
    Airbus 318 / 319 / 320 / 321 (83 aeronaves)
  • Aliança: OneWorld
  • Programa de Milhagem: Executive Club
  • Número de Funcionários: 37.000
  • Faturamento: € 8 bilhões (2009)
  • Destinos Operados: 300 . Os principais são: Delhi (DEL), Tel Aviv (TLV), Roma (FCO), Tokyo (NRT), Bangkok (BKK), Nova Iorque (NYC), Miami (MIA), Buenos Aires (BUE), Sydnei (SYD), Luanda (LAD). 
  • Classes de Serviço:
    Primeira
    Executiva
    Econômica Plus
    Econômica
  • Hubs: Aeroporto Internacional de Heathrow (LHR) e Nacional Gatwick (LGW)
  • Informações Gerais: British Airways é uma companhia aérea do Reino Unido, a segunda maior da Europa. Sendo o Reino Unido um dos países pioneiros da aviação civil após a Primeira Guerra Mundial, foram criadas várias empresas de aviação civil naquela época.
  • Site:  www.britishairways.com
  • Histórico: O primeiro serviço regular internacional foi um voo entre Londres e Paris em 1924. No mesmo ano, foi criada a Imperial Airways, especializada em voos para as colónias britânicas na Austrália e África, através da fusão de quatro empresas de aviação. Entretanto, outras empresas menores iniciaram serviços regulares, e pouco depois ocorreu a fusão destas, criando-se a British Airways Ltd. Em 1939, as duas companhias mencionadas foram nacionalizadas, criando-se a British Overseas Airways Corporation (BOAC). Em 1949, as rotas europeias foram operadas pela recém criada British European Airways (BEA), enquanto que a BOAC se concentrava nos voos intercontinentais. As duas empresas juntaram-se em 1972 e deram origem à atual British Airways.
    A empresa expandiu-se ao longo dos anos e foi juntamente com a Air France uma das únicas companhias a voar o avião supersónico Concorde. Em 1987, o governo britânico liderado por Margaret Thatcher privatizou a companhia aérea, outro caso pioneiro na história da aviação civil europeia. Na década de 90, foi a companhia europeia com maiores lucros e pioneira na criação e aquisição de companhias estrangeiras, nomeadamente a Deutsche BA (Alemanha) e a TAT (França) (negócios dos quais entretanto desistiu), numa altura anterior à liberalização do mercado aéreo europeu. Passou também por vários períodos de “turbulência”, nomeadamente na década de 70 com a crise do petróleo, em 1984 através do escândalo num caso de fraude contra a companhia aérea rival Virgin Atlantic Airways, que perdeu em tribunal, a crise do setor da aviação comercial após os atentados do 11 de Setembro de 2001 e, atualmente, a grande competitividade com companhias a baixo preço como a Ryanair e Easyjet, que cresceram significativamente no Reino Unido, e os problemas ligados ao tráfego aéreo (o aeroporto de Heathrow é um dos aeroportos mais congestionados do mundo). No entanto, a empresa continua a crescer e se expandir em todo o mundo, ainda mais com a abertura do novo terminal 5 no aeroporto de Heathrow, em 2008.
    Em 8 de abril de 2010, a companhia aérea formalizou a união com a espanhola Iberia. Se o aval final da Comissão Europeia e da Defesa dos dois países for positivo, será criada a quinta maior companhia aérea do mundo, com tráfego anual de 58 milhões de passageiros
  • Você Sabia? A British Airways foi pioneira em diversos serviços diferenciados. Foi a primeira companhia aérea a oferecer uma poltrona totalmente reclinável, que se transforma em uma cama, na cabine executiva. Também foi pioneira nos serviços de “sleeper service”, que permite aos passageiros em vôos de longo percurso com menos de 8 horas de duração, a opção de fazer uma refeição antes do embarque, no lounge do aeroporto. Assim o passageiro decide se prefere comer suas refeições a bordo ou antes de embarcar, para poder dormir a viagem toda. 
    A companhia aérea possui um dos melhores serviços de primeira classe do mundo, além de ser a maior companhia aérea em relação ao número de passageiros internacionais e a segunda maior do continente europeu. A British Airways realiza mais de 400 decolagens por dia.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Companhias Aéreas Internacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s