Air France

Por Heleny Santos

  • Nome: Air France
  • Origem: França
  • Ano de Fundação: 1933
  • Número de Aeronaves: 411
  • Aeronaves:
    Airbus A318
    Airbus A319 
    Airbus A320 
    Airbus A330 
    Airbus A340 
    Airbus A380 
    Boing 747-400 
    Boing 777 -200 
    Boing 777-300
  • Aliança: Sky Team
  • Programa de Milhagem: Flying Blue
  • Número de Funcionários: 74.959
  • Faturamento: € 24.1 bilhões (2008)
  • Destinos Operados: 187. Os principais são: Nice (NCE), Nova Iorque (NYC), Barcelona (BCN), Berlin (BER), Tokyo (NRT). 
  • Classes de Serviço:
    Primeira
    Executiva
    Econômica Premium Voyager
    Econômica
  • Hubs:  Charles de Gaulle (CDG) e Lyon (LYS)
  • Site:  www.airfrance.com.br
  • Histórico: A Air France foi fundada no dia 7 de outubro de 1933 através da fusão de 5 companhias aéreas francesas: Aéropostale, Air Union, a Société Générale de Transport Aérien, La Compagnie Internationale de Navigation Aérienne e a Air Orient. A nova companhia aérea nascia com 38.000 quilômetros de rotas e 259 aviões. Inicialmente oferecia vôos para diversos destinos na Europa e para as colônias francesas no norte de África. Através dos anos, a Air France incorporou a imagem de uma empresa inovadora e pioneira. Em 1936, o serviço aéreo da Air France para o Brasil já era semanal. O correio era transportado entre a França e o Brasil em dois dias. No final de 1938, o serviço passa a ser acessível a passageiros, sendo interrompido em 1940 por causa da Segunda Guerra Mundial. Na véspera do conflito, a companhia tinha uma frota de 85 aeronaves que voavam nas regiões da Europa, África, América, Atlântico do Sul e uma linha para a China. Durante este período a companhia mudou temporariamente as suas operações para Casablanca, Marrocos. Com o fim do conflito a empresa volta a se expandir, inaugurando seus vôos intercontinentais, tendo como destino a cidade de Nova York. Nesta época, as empresas aéreas francesas foram estatizadas.
    No início da década de 80 a Air France viveu seu momento de glória: mais de 34 mil empregados, 100 aviões (incluindo 33 Boeing 747) e 150 destinos em 73 países. Estabelecer seu centro de operações no Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle foi um importante desafio vencido nos anos 90. A companhia ganhou em modernidade e eficiência, refletidas em sua rede, frota e serviços em terra e de bordo. Finalmente no dia 25 de julho de 1994, as empresas aéreas estatais francesas, Air France, Air Inter, Air Charter e UTA foram unificadas e suas identidades foram fundidas sob a bandeira da Air France, culminando, em fevereiro de 1999, com a privatização parcial da empresa pelo governo francês Apesar das duas crises que afetaram o setor aéreo no começo do novo milênio – os ataques de 11 de setembro e a epidemia de SARS – a Air France inaugurou nova etapa em seu desenvolvimento, primeiro com a constituição de uma aliança mundial chamada SkyTeam, formada com outras companhias aéreas como Delta Airlines, Korean Air e Aeromexico; depois com a estruturação de suas rotas regionais com a criação de três subsidiárias (Brit Air, Regional Airlines e CityJet); e por último, em setembro de 2003, com o anúncio da fusão com a holandesa KLM (Royal Dutch Airlines), criando assim a maior companhia aérea europeia (Air France-Klm), que continuaram a voar com suas próprias cores, no entanto oferecendo serviços conjuntos. O processo foi concluído em 5 de maio de 2004. Atualmente, a empresa resultando da fusão oferece aos seus clientes uma rede combinada, que resulta em 247 destinos em 104 países.
  • Você Sabia?
    A Air France tem 90% dos vôos non –stop (diretos).
    Em 2008, a Air France foi a primeira companhia aérea no mundo a oferecer serviços de telefonia celular a bordo de seus vôos internacionais. Usando o sistema OnAir, os passageiros das aeronaves Airbus A318 operando na Europa podem enviar e receber mensagens SMS e MMS, além de enviar e receber e-mails através de todos os telefones com acesso a Internet.
    Com 85 filmes disponíveis a bordo, a Air France pode ser considerada a maior sala de cinema da Europa. A cada mês, os passageiros podem encontrar dez filmes que também estão em cartaz nos cinemas, 61 sucessos de bilheteria recentes e filmes lendários, além de 14 fitas selecionadas do cinema mundial, em sua versão original (nos idiomas Chinês, Japonês, Hindi, Coreano, Tâmil, Português, Espanhol, Árabe e Africano). Somando todas as suas cabines, a Air France oferece 23 mil assentos equipados com tela de vídeo individual.
    A Air France oferece transporte entre os aeroportos Charles de Gaulle e Orly assim como entre Paris e os dois aeroportos
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Companhias Aéreas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s