Montevidéu

 

Por Marie Melo

  • Destino: Montevidéu
  • País: Uruguai
  • Ano de Fundação: 1724
  • Moeda: Peso Uruguaio
  • Idioma Oficial: Espanhol
  • Religião Predominante: Católica
  • Regime de Governo: Democracia
  • Feriados Oficiais:
    1º de Janeiro- Ano Novo
    06º de Janeiro – Dia das Crianças
    18º de Abril – Dia dos 33 Orientais
    21º de Maio – Batalha das Pedras
    19º de Junho – Nascimento de José Artigas
    18º de Julho – Juramento da Constituição do Uruguai
    25º de Agosto – Independência do Uruguai
    12º de Outubro – Dia das Americas
    02º de Novembro – Dia de Finados
    25º de Dezembro – Natal (Dia da Família)
  • Número de Habitantes: 1.269.648
  • Número de Aeroportos: 1
  • Aeroportos: Internacional Carrasco (MVD)
  • Companhias que Voam para o Destino: Gol (G3), Tam (JJ), Pluna (PU), Aerolineas Argentinas (AR) 
  • Principais Pontos Turísticos: 

La Paloma

Barra de Valizas

 Praça da Independência, ao fundo Palácio Salvo
 
Teatro Solis
 

  • Temperatura média:
    Inverno: 10° C
    Verão: 22° C
  • Fuso horário em relação à Brasília: 0 hora
  • História: A cidade de Montevidéu foi fundada pelos espanhóis entre 1724 e 1750. Em 1800 surgiu o sentimento nacionalista nos uruguaios, o que levou o militar uruguaio José Gervazio Artigas a partir para a luta armada, dominando a cidade de Montevidéu de 1810 a 1814. Em 1916, Artigas foi derrotado.
    Em 1821, o Uruguai foi ocupado e anexado ao território brasileiro, a partir de uma aliança entre os brasileiros e os portugueses. A região foi chamada de Província Cisplatina.
    Em 1825 os brasileiros foram expulsos com a liderança do uruguaio Juan Antonio Lavalleja, ajudado por tropas argentinas. Juan Antonio Lavalleja proclamou a independência uruguaia na mesma ocasião, o que só foi reconhecido por brasileiros e argentinos em 1828, através do tratado de Montevidéu. Durante todo esse período da colonização e de disputas entre os europeus, gradativamente o número de indígenas foi diminuindo devido a doenças e as desavenças com os brancos que resultavam em morte. Em 1832, a nação indígena charruas foi dizimada.
    Os políticos uruguaios se dividiram entre conservadores (blancos) e liberais (colorados), sendo que suas desavenças levaram o país a uma guerra civil entre os anos de 1839 e 1851. Na Guerra do Paraguai, em 1865, o Uruguai fez parte da vitoriosa Tríplice Aliança, aliado, portanto a Argentina e ao Brasil.
    O trabalho do presidente Battle y Ordonez no inicio do século XX, levou o país a uma democracia estável e implantou um sistema social complexo, que propiciou ao povo uruguaio maior qualidade de vida. Nesse período, o país ficou conhecido como a “Suíça Americana”, fato que durou até por volta de 1960, mesmo no período entre 1951 e 1966, quando o presidencialismo foi substituído por um Conselho de Administração.
    Com o retorno do sistema presidencialista, em 1967, foi promulgada uma nova constituição. O presidente eleito foi Oscar Daniel Gestido. Entre 1973 e 1980, foi instaurada a ditadura no país. Nos anos 80 a democracia foi consolidada no território uruguaio. O Uruguai aderiu ao Mercosul em 1994.  
  • Você Sabia? A origem desse nome á cidade baseia-se em duas versões:  
    A primeira se baseia no diário de navegação da expedição de Fernão Magalhães, onde  registra a existência de um monte que se assemelhava a um chapéu. A esse monte foi dado o nome de “Monte Vidi”, assinado por Francisco de Albo, contramestre da expedição, esse é o mais antigo documento em espanhol que menciona um nome similar a “Montevidéu”.
    A outra versão, apesar de não ter base em documentos históricos, é mais difundida. Ela dá conta de que, navegando pelo Rio da Prata de leste a oeste (do Oceano Atlântico para o continente), avista-se o 6º monte na região em que hoje se situa a capital uruguaia. Daí, o registro de “Monte VI de Este a Oeste”, que de forma abreviada se escreve “Monte VI-D-E-O”.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Destinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s